Pode a moda ser sustentável?

Pode a moda ser sustentável?

Por Joana Moreira

O mundo da moda sustentável pode ser avassalador, afinal está cheio de novas terminologias e novos conceitos a surgirem todos os dias. Mas afinal o que significa moda sustentável?

Quando decidi mudar o meu estilo de vida para um estilo mais consciente, uma das primeiras “dificuldades” foi em relação ao meu guarda roupa. Logicamente não iria deitar fora o que tinha só por ser fast-fashion, mas quando senti necessidade de comprar uma peça nova não queria, obviamente, recorrer às mesmas lojas. Logo, uma das minhas preocupações e também dificuldades, foi encontrar marcas e peças com que eu me identificasse e ao mesmo tempo estivessem alinhadas com os meus valores. 

Ver post do instagram aqui

Quanto mais informados estivermos enquanto consumidores, mais depressa somos capazes de evitar o o greenwashing. Afinal quando compramos algo  estamos em certa medida a investir naquela marca, por isso devemos procurar garantir que as marcas que escolhemos estão alinhadas e a implementar medidas que caminham para o desenvolvimento sustentável do nosso planeta.

Afinal, o que precisas de saber? Primeiro, e o mais essencial a diferença entre fast e slow fashion, pois são os conceitos opostos. Um é o que deves evitar e o outro o que deves procurar. 

Fast Fashion versus Slow Fashion

Sabias que a indústria da moda é a segunda mais poluente do mundo? 

A indústria têxtil é responsável por 20% das águas residuais e 10% das emissões de gases de efeito de estufa a nível mundial, de acordo com os dados mais recentes da Organização Mundial das Nações Unidas.

Incentivados pelos preços baixos e pelas novas coleções a cada duas semanas, a  nossa forma de consumir é excessiva, isto porque compramos mais e usamos cada vez menos vezes antes de descartarmos. Esta tendência do fast fashion é um grande problema para a degradação acelerada do planeta. 

Apesar de ainda haver um longo caminho a percorrer para mudar mentalidades, felizmente, há cada vez mais consciencialização para este problema. Mesmo com as tendências consumistas em crescimento, existem cada vez mais marcas a adotar métodos de gestão e produção sustentáveis, que nos fazem acreditar que o futuro pode ser melhor para todos.

A prova disso mesmo é que o conceito slow fashion, tem vindo a destacar-se no mercado, dando-nos a possibilidade de consumir de forma consciente e benéfica para o meio ambiente. Este conceito surge como uma alternativa mais sustentável no mundo da moda e tem um papel fundamental para a consciencialização, já que gera alertas para as consequências negativas da produção em massa.

Em Portugal têm vindo a surgir diversas marcas de moda ética e sustentável, às quais faço referência frequentemente. A slow fashion destaca-se porque: 

  • considera a preservação do meio ambiente em todas as etapas de produção das peças, de modo a reduzir os químicos poluentes e a quantidade de matérias-primas que é retirada da natureza;
  • peças produzidas localmente, para redução da pegada carbónica; 
  • peças pensadas para serem mais duráveis e de uso prolongado;
  • consideração e respeito pela mão de obra.

E legend, a marca de slow fashion 

A E legend só trabalha com materiais reciclados, desde os tecidos ao packaging. Tem lenços multi-usos feitos a partir de garrafas de plásticos PET (Polietileno Tereftalato), bem como chapéus e tote bags feitos de algodão e linho reaproveitados de coleções antigas das fábricas. 



O melhor de tudo é que as peças têm uma ótima qualidade, pois são produzidas à mão e com carinho por costureiras portuguesas.

Para mim os lenços são um acessório que adoro, não hesitei em ter um. Afinal é uma peça super versátil, original e, claro, amiga do ambiente. Foi sem dúvida uma aquisição espetacular para complementar o meu guarda-roupa.

A Terra precisa da moda sustentável e por isso cada um de nós deve fazer a sua parte, optando por marcas com valores ecológicos e éticos. 

Lembra-te: quando não tens este cuidado, as grandes marcas lucram, mas quem perde mais somos nós e o nosso planeta!